faixa_verde.png
 
Image by Vardan Papikyan

 PROPOSTA PEDAGÓGICA

Nossa proposta pedagógica integra o Método Tradicional e conteudista aliado à formação de valores éticos e morais, com o objetivo de desenvolver competências e habilidades essenciais para o sucesso acadêmico no decorrer da vida do(a) aluno(a), principalmente em provas, concursos, vestibulares e seleções.

O Método Tradicional é a forma de ensino mais clássica de aprendizagem. Esse método proporciona a transmissão direcionada do conhecimento dos professores para os estudantes. Além de funcionarem como fonte de informação, os professores são vistos como um modelo a ser seguido, proporcionando também aconselhamentos dos estudantes e resolução de conflitos.

As vantagens de um ensino tradicional vão além do conteúdo lecionado em sala de aula. A organização, o foco na disciplina, a pontualidade, o respeito, a interatividade, a igualdade e a competitividade, preparam os estudantes para as vivências afora.

É importante frisar que ser tradicional não é sinônimo de ser antiquado. Na realidade, o ensino tradicional busca conservar o que é bom, mas sempre em busca de agregar inovações.

diagrama-2 (1).png
DSC_8974_edited.jpg

PROPOSTA DE ENSINO - 1º AO 4º ANO

Na Escola AVR adotamos o sistema tradicional, com o método silábico e fonético, envolvendo o letramento, pelo qual o(a) aluno(a) adquire um contexto mais amplo, além da aprendizagem das letras e símbolos escritos, englobando a compreensão, a interpretação e o uso da língua nas práticas sociais. 
 

Durante a rotina escolar, o aluno é estimulado gradativamente a iniciar o processo de desenvolvimento de produções textuais, com a construção de frases e pequenos textos, exercitando a caligrafia em letra cursiva. A motricidade manual para escrita também é trabalhada por meio de produção de desenhos e artes manuais.
 

O aprendizado do(a) aluno(a) é acompanhado individualmente por meio das aulas, correções de materiais didáticos adotados pela Escola, materiais extras (apostilas) e pelo sistema avaliativo, testes e provas com conteúdo acumulativo, adequado a cada faixa etária. As tarefas para casa são significativas visando o estímulo e fixação dos conteúdos lecionados em sala de aula, auxiliando na sistematização da rotina de estudos com a finalidade de preparar os estudantes para os anos seguintes.  
 

A Escola AVR dá ênfase às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, com maior carga horária na grade escolar. Módulos com materiais sequenciais exclusivos são disponibilizados e trabalhados em conjunto com as famílias. 
 

No 4º ano, a proposta pedagógica traz professores especialistas para lecionar cada conteúdo. Essa realidade, dentro da Escola AVR, já acontece nessa faixa etária e não somente no Ensino Fundamental II, como de costume.  
 

O aprendizado com professores especialistas nas disciplinas desenvolve um conhecimento mais aprofundado, ideal para preparar os estudantes para o 5º ano, no qual ocorre o concurso para colégios militares e para aqueles que desejam uma educação de qualidade e sólida para dar sequência na vida escolar do(a) seu(ua) filho(a).
 

A Escola também dispõe de projetos a fim de estimular o desenvolvimento de outras aptidões e habilidades importantes para o crescimento acadêmico. Com esse objetivo, temos o Recreio Dirigido, Carta de Elogio, Momento Literário, Liga dos Leitores, Educação Financeira, Projeto Musical, entre outros (veja em “Nossos Diferenciais”). 
 

O Recreio Dirigido, por exemplo, é um projeto acompanhado por monitores que oferta durante o intervalo, jogos, brincadeiras, esporte, dia do brinquedo, com o objetivo de oportunizar socialização, fortalecimento das amizades, senso de cuidado com o material do espaço de uso comum, favorecer o desenvolvimento de habilidades interpessoais saudáveis e valores para o convívio social.
 

Assim, a Escola AVR busca proporcionar um processo de ensino que visa consolidar conteúdos, valorizando a organização lógica de ideias e estimulando a criatividade em múltiplas competências. 

 

PROPOSTA DE ENSINO - 5º AO 9º ANO

A Escola AVR, nos anos finais do ensino fundamental, se empenha no desenvolvimento do estudante em toda a sua potencialidade, objetivando uma formação integral, sólida, tanto no âmbito educacional, quanto na formação da personalidade individual, acerca dos valores éticos e morais.

 

Um dos projetos da Escola em destaque nessa etapa de ensino é o preparatório para os Colégios Militares (Consulte em “Nossos Diferenciais”).

 

O 5º e 9º ano são as séries que permitem que os estudantes participem dos concursos de admissão para 6º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, e consistem em provas específicas dos conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa.

 

A Escola AVR já oferece maior carga horária em aulas de Matemática e Língua Portuguesa em sua grade curricular ao longo de todo o ensino fundamental. Ademais, para os alunos interessados em ingressar nos Colégios Militares, a Escola disponibiliza, sem custo adicional, aulas extras aos sábados com foco, por exemplo, na resolução de exercícios específicos, fornecidos em material exclusivo (conteúdo orientado pelos editais e provas anteriores dos concursos de Escolas Militares). Além disso, os(as) alunos(as) são constantemente estimulados a participarem dos simulados ofertados pela Escola, além das Olimpíadas externas de Matemática.

 

Outros projetos da Escola objetivam o desenvolvimento de múltiplas competências individuais que irão impactar futuramente na escolha vocacional do estudante, tais como: raciocínio lógico (Projeto Xadrez e Olimpíadas), habilidades linguísticas (Liga dos Leitores), habilidades interpessoais e intrapessoais (Recreio Dirigido, Projeto Valores, entre outros) e habilidades científicas (Feira de Ciências, aulas práticas em laboratórios).

 

Assim, a Escola se preocupa com o futuro de seus estudantes, preparando-os para uma educação de excelência e sucesso em sua vida acadêmica.

 
marca_avr_outline.png